03 Dicas de Como o Reiki e os Métodos Naturais podem Ajudar na Ansiedade

Reiki

Diante deste momento difícil que estamos enfrentando atualmente, o medo e a aflição se acirram em nossas vidas pelo cenário de crise na saúde mundial, sendo necessário entender como controlar e administrar as emoções perturbadoras. Com tantas notícias negativas, casos de enfermidade com pessoas próximas, medo da morte, pesar por perdas de entes queridos, enfrentamento de doenças, alto volume de trabalho ou ausência dele, é uma tarefa difícil manter uma mente equilibrada, mas, coragem, é possível!

A ansiedade pode ser entendida como uma reação emocional associada a diversos contextos de vida. Ela representa um sinal de alerta a determinado estímulo percebido pelo indivíduo como perigoso. Entretanto, esse recurso adaptativo muitas vezes encontra-se desregulado, causando sofrimento e prejuízo ao desempenho social e/ou profissional. Na maioria das vezes é caracterizada por uma combinação variável de sintomas físicos, pensamentos catastróficos e alterações de comportamento.

Você deve estar pensando: vou agendar uma consulta e pedir ao médico um medicamento para dormir ou acalmar, e por meio de um comprimido posso resolver todos os meus problemas. Sim, essa é uma saída, inclusive imprescindível em casos graves de ansiedade, pânico, depressão e outros transtornos psicológicos, mas que deve ser utilizada a curto prazo, uma vez que traz inúmeros efeitos colaterais indesejados.

É como uma muleta, no caso de pessoas que quebram o pé, deve ser utilizada até a recuperação e abandonada quando já é possível caminhar sozinho. O início pode ser um pouco difícil e doloroso, mas o abandono dela é fundamental para o restabelecimento da sua segurança e equilíbrio. Usei essa metáfora para contextualizar e demonstrar o quão importante é buscar métodos mais saudáveis para recuperar o equilíbrio corporal e mental sem ficar à mercê da dependência ou dos efeitos prejudiciais.

Apresento-lhe então uma alternativa bastante efetiva: O Reiki! Esse método pode ser a solução dos seus problemas. Veja, separei três dicas importantes de como o Reiki e os métodos naturais podem te ajudar. Se você ler até o final, você aprenderá uma ótima opção para acalmar a sua mente.

1. Aprofundamento da consciência do corpo e das emoções

A prática do Reiki atinge dimensões da consciência do corpo físico, do mental e do emocional, promovendo harmonização dos centros energéticos do corpo denominados de chakras, os quais têm ligação com glândulas, órgãos, vísceras e com o Sistema Nervoso. Os chakras absorvem energia universal primária, segmentam-na e enviam-na pelos nadis (rios de energia) ao sistema nervoso, sangue e glândulas endócrinas, visando alimentar o corpo, harmonizando funcionamento dos órgãos, sistema nervoso, cardíaco e imunológico, energizando-os com equilíbrio.

Devido a isso, a prática atua como coadjuvante no tratamento de uma variedade de sintomas, tanto físicos quanto psicológicos, ou seja, o Reiki apresenta diversas vantagens evidenciadas na redução do estresse, da depressão, da ansiedade, da insônia e dos medos. Um estudo realizado em hospital público que atende apenas em cardiologia clínica e cirúrgica, referência do Norte e Nordeste do Brasil, 2018, avaliou a efetividade do Reiki na redução da ansiedade, depressão e na melhoria do bem-estar pré-operatório na cirurgia cardíaca, evidenciou que a ansiedade e a depressão foram menores no grupo que recebeu a intervenção da prática do Reiki.

Os benefícios que podem ser alcançados através da prática são: o relaxamento, a redução de dores, a melhoria da qualidade de vida e do sono, do humor e até a redução de efeitos colaterais de quimioterapia, por exemplo.

Outro estudo, realizado em uma Instituição de Longa Permanência na Região Sul de Santa Catarina, para idosos, 2015, observou que, após a 3ª sessão de Reiki nos idosos que aceitaram recebê-lo, houve diminuição do nível de ansiedade de moderada para leve. Além disso, o Reiki, segundo a percepção dos idosos, trouxe sensação de calma, diminuição da dor nas pernas e relaxamento.

2. O Reiki é um método comprovado na medicina ocidental

O National Center for Complementary and Alternative Medicine classificou o Reiki como modalidade de medicina energética e o Reiki foi oficialmente recomendado pelo National Health Service Trusts e pelo The Prince of Wales’s Fondation for Integrated Health. Nesse contexto, e na modalidade de medicina energética pode-se fazer uso dele em instituições assistenciais, como hospitais e postos de saúde.

O uso do Reiki tem crescido nos últimos anos entre profissionais de saúde e a técnica tem sido aplicada em hospitais, unidades de emergência, unidades psiquiátricas, salas de cirurgia e dentre os recursos usados nos cuidados paliativos.

Um estudo realizado em um centro médico terciário e acadêmico rural, nos Estados Unidos, mostrou que uma única sessão com Massagem ou Reiki promoveram melhoras clínicas semelhantes em pacientes hospitalizados que apresentavam náusea, dor, fadiga, ansiedade e depressão. O Reiki apresentou resultados superiores à massagem, em relação à fadiga e ansiedade.

Outro estudo realizado com 20 acadêmicos de uma universidade em New Jersey – EUA, em 2015, demonstrou uma redução significativa nos níveis de estresse e o efeito calmante nos alunos, após a auto aplicação do Reiki, durante 20 semanas.

3. Equilíbrio de energia no que realmente importa

O Reiki visa a cura integral, todos os chakras devem funcionar perfeitamente, caso haja desequilíbrio de um deles teremos problemas na absorção de energia, prejudicando o fornecimento de energia a determinadas células e órgãos do corpo. A terapia pelos chakras possibilita a nutrição do corpo com energia, proporcionando bem-estar ao paciente, indo além do corpo físico.

A manifestação física de uma doença é apenas o resultado de desequilíbrios mentais e emocionais, conscientes e inconscientes, que precisam ser trabalhados e compreendidos. Através do Reiki podemos ativar nosso poder de cura e receber a ajuda que precisamos para corrigir estes desequilíbrios.

Recomenda-se a utilização do Reiki tanto para o tratamento de enfermidades, como também de modo preventivo, ou seja, para você que já está enfrentando a ansiedade de forma intensa ou para aqueles que apresentam sintomas leves e desejam equilibrar as emoções.

Orientações em saúde não convencionais, nem sempre encontram sintonia nas pessoas. No entanto, aquelas que estão coligadas com as Energias Cósmicas de Cura e as Leis da Natureza, sentem a verdade nesse tipo de tratamento e a poderosa energização na vitalidade que delas advém. Há uma lei cósmica que emana constantemente do universo, fazendo com que de forma natural e sem esforços, a vida lhe traga as sincronias que você precisa. Quando utilizamos os recursos da natureza a nosso favor – plantas, substâncias naturais, práticas tradicionais – logo nosso corpo etérico vital se regenera e a saúde começa a ser recuperada.

Curar-se é conhecer-se, aceitando nossas imperfeições e nos perdoando, valorizando nossas qualidades e fazendo bom uso delas. Este é o sentido holístico da cura. É a cura integral. Entrar na vibração do corpo saudável, da emoção serena, usando corretamente tratamentos energéticos e naturais, nos leva para mais saúde e maior alcance espiritual.

Em plena pandemia, sinto-me grata e honrada e grata por estar acompanhando tantos alunos de Reiki e pacientes nesse processo de liberação do mundo do sofrimento para a experimentação viva e nítida de que o mundo é luz e benevolência presentes constantemente para nós, apesar das dificuldades que a pandemia nos trás.

Em Reiki, em Deus, em Amor e Luz!

Referências

1. Santos CBR, Gomes ET, Bezerra SMMS, Püschel VAA. Protocolo de Reiki para ansiedade, depressão e bem-estar pré-operatórios: ensaio clínico controlado não randomizado. Rev Esc Enferm USP. 2020;54:e03630. doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2019012403630.
2. SHANKARA, Swami Paatra. Usui Shiki Ryoho: Sistema Usui de Cura Natural.
3. OLIVEIRA, Camila de, et al. Reiki na ansiedade de idosos institucionalizados. Enfermagem Brasil, V.15, N. 2, 2016.
4. Spezzia S, Spezzia S. O uso do Reiki na assistência à saúde e no Sistema Único de Saúde. R. Saúde, Públ. 2018 Jul.;1(1):108-115.
5. Vergo MT, Pinkson BM, Broglio K, Li Z, Tosteson TD. Immediate symptom relief after a first session of massage therapy or Reiki in hospitalized patients: a 5-year clinical experience from a rural academic medical center. J Altern Complement Med. 2018;24(8):801-8. DOI: 10.1089/acm.2017.0409
6. Bukowski EL. The use of self-Reiki for stress reduction and relaxation. J Integr Med. 2015;13(5):336-40. DOI: 10.1016/S2095- 4964(15)60190-X.
7. Ministério da Saúde. Portaria n. 849/2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt0849_28_03_2017.html
8. Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ansiedade. 2017. Disponível em: https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/Telecondutas_Ansiedade_20170331.pdf.

Deixe um Comentário

6 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir